top of page
Buscar

O peso invisível: As sobrecargas e exigências para a mulher no mundo do trabalho

  • Foto do escritor: Anne Karoline Cavalcante Temoteo dos Santos
    Anne Karoline Cavalcante Temoteo dos Santos
  • 1 de abr.
  • 2 min de leitura
Pista de corrida homens e mulheres

Ser mulher no mundo do trabalho significa, muitas vezes, viver em um constante estado de alerta. A busca por reconhecimento, a necessidade de provar competência e a pressão para equilibrar vida profissional e pessoal tornam-se desafios diários. Mas até que ponto essa corrida é saudável? E até onde você pode ir sem se perder de si mesma?


A carga invisível do trabalho


Mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, mas as exigências são maiores e, muitas vezes, desiguais. Precisa-se ser produtiva, eficiente, engajada, mas sem perder a "delicadeza". O mesmo comportamento que é elogiado em homens pode ser visto como agressividade em mulheres. E, enquanto a carreira exige dedicação, muitas ainda carregam a maior parte das responsabilidades domésticas e emocionais da família.

O que acontece quando você sente que está sempre fazendo muito, mas nunca é o suficiente? Quando o esgotamento se torna rotina e a pressão para dar conta de tudo tira a satisfação do que você conquistou?


A necessidade de estabelecer limites


A logoterapia nos ensina que encontrar sentido é essencial para mantermos nossa saúde emocional. E, muitas vezes, isso significa reconhecer que não podemos carregar todas as expectativas do mundo sobre nossos ombros.


Como lidar com as exigências e preservar sua saúde mental?


  1. Reconheça suas conquistas: Você não precisa se provar o tempo todo. Valorize sua trajetória e celebre suas vitórias, grandes ou pequenas.

  2. Diga não sem culpa: Limites não são sinais de fraqueza, mas de autocuidado. Se você está sobrecarregada, repense suas prioridades.

  3. Encontre sentido no seu trabalho: Nem sempre teremos o emprego ideal, mas podemos buscar propósito no que fazemos. O que você quer construir com sua carreira? Que impacto deseja deixar?

  4. Busque apoio: Conversar com outras mulheres sobre suas experiências pode ajudar a enxergar que você não está sozinha. Criar redes de apoio fortalece e ajuda a enfrentar desafios.

  5. Cuide de si mesma: O trabalho é parte da vida, não a vida inteira. Se a sua rotina está drenando sua energia, faça pausas, descanse e respeite seu corpo e mente.


Lembre-se: você não precisa carregar o peso do mundo sozinha. Seu valor não está apenas no que você faz, mas em quem você é. Permita-se respirar, priorizar-se e encontrar um equilíbrio que faça sentido para você.


 
 
bottom of page